Home :: Apresentação :: Áreas Disciplinares

Áreas Disciplinares

L1190072

Estudos Clássicos

A Área de Estudos Clássicos está inserida no DEPL, desde a sua fundação.
As UCs curriculares, obrigatórias, que a integram são Introdução aos Estudos Clássicos, Estudos Clássicos 1, Estudos Clássicos 2, Latim 1, Latim 2, Latim 3, Latim 1 (Língua e Cultura), Latim 2 (Língua e Cultura). A referida área também oferece as UCs Opcionais Grego 1, Grego 2, Teatro Clássico e Literatura e Cultura Greco-Latina.

Esta área de formação matricial está presente nas Licenciaturas de Estudos Portugueses e Lusófonos, Línguas e Literaturas Europeias, Estudos Culturais e Teatro.

Ao nível da Pós-Graduação, a área compreende a UC Opcional de Matrizes Clássicas da Cultura Ocidental, que é oferecida ao Mestrado em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas e ainda ao Curso de Doutoramento em Modernidades Comparadas: Literaturas, Artes e Culturas.

frase_grego_DEPL_final

Envelheço aprendendo sempre muita coisa

O pensamento de Sólon reflete sobre a eterna condição do espírito humano. A aprendizagem faz-se ao longo de toda a vida.

Linguística Geral e Linguística Portuguesa

A área disciplinar da Linguística, do DEPL, reúne docentes e investigadores das áreas da Fonética e Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Semântica, Análise do Discurso, Linguística Cognitiva, Linguística Histórica, Filologia, Lexicografia e Terminologia.

Os docentes deste grupo disciplinar, todos doutorados em Ciências da Linguagem, desenvolvem a sua atividade docente em diversos cursos de licenciatura e pós-graduação.

Todos os docentes e investigadores integram a Linha Temática das Ciências da Linguagem, do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, distribuindo-se em dois grupos de investigação:

Teoria da Literatura e Literaturas de Língua Portuguesa

O grupo disciplinar de Teoria da Literatura e Literaturas de Língua portuguesa dedica-se ao estudo da Teoria da Literatura, da literatura portuguesa e das literaturas lusófonas ao longo da sua história, nas suas articulações com a sociedade e a cultura do seu tempo. Procura ainda dar conta das suas interações com o mundo lusófono e com todas as literaturas que com elas entraram em diálogo. Concede uma particular atenção aos autores contemporâneos da lusofonia, sem descurar os grandes autores que se destacaram como interlocutores da sua história e da sociedade a que deram voz.

Os docentes deste grupo disciplinar têm todos o grau de doutoramento em Ciências da Literatura e são investigadores do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho. Desenvolvem a sua atividade docente em diversos cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento.